
Marcapassos Cardíacos
Marcapassos


O que é um Marcapasso e para que serve:
Um marcapasso é um dispositivo eletrônico pequeno que é implantado no corpo para ajudar a controlar anormalidades no ritmo cardíaco. Pacientes que sofrem de arritmias, como a bradicardia (batimentos cardíacos lentos), podem necessitar de um marcapasso. Este dispositivo gera impulsos elétricos que são enviados ao coração para garantir que ele bata a um ritmo adequado e estável, melhorando assim a circulação e o ritmo de bombeamento de sangue para o corpo.
Compreendendo seu Marcapasso:
Cada marcapasso é composto de duas partes principais: o gerador de pulso, que é a fonte de energia e o "cérebro" do dispositivo, e um ou mais eletrodos (fios) que conduzem os impulsos elétricos do gerador para o coração. O gerador de pulso é normalmente colocado sob a pele na região do tórax, perto da clavícula, e os eletrodos são posicionados dentro do coração através das veias. Uma bateria interna alimenta o gerador de pulso, com duração que pode variar de 5 a 15 anos, dependendo do uso e do tipo de marcapasso. Todo o sistema fica implantado, não ficando nenhuma parte exteriorizada do corpo. Em geral, os pacientes não sentem o funcionamento do marcapasso. O dispositivo atua enviando pequenos impulsos elétricos ao coração de modo a regularizar o ritmo cardíaco sem causar sensações perceptíveis quando em funcionamento
Por que as Pessoas Precisam de Marcapassos:
Pacientes podem necessitar de um marcapasso por várias razões, muitas vezes devido a uma condição onde o coração bate lentamente ou em que condições em que há risco de ocorrerem pausas ou reduções acentuadas do batimento cardíaco. As principais condições relacionadas a isso são os bloqueios cardíacos (onde o sinal elétrico é retardado ou interrompido no caminho para as câmaras inferiores do coração) e a síndrome do nó sinusal (onde a estrutura que naturalmente coordena o ritmo do coração apresenta alterações).
Essas situações podem ocorrer após cirurgias cardíacas, isquemia do coração, causas congênitas, doença de Chagas e muitas outras condições, mas na maioria das vezes a alteração que leva as pessoas a precisarem de marcapasso é a degeneração do sistema de condução elétrico natural do coração (comparando-se com uma casa, é como se os fios de eletricidade se desgastassem ao longo do tempo).
Em todos esses casos, o objetivo do marcapasso é garantir que o coração continue batendo de maneira eficaz, mantendo o paciente seguro e melhorando sua qualidade de vida.